Por que as pessoas acham difícil criar bons hábitos?

Afinal, por que tanta gente acha dificílimo criar bons hábitos?

Durante muitos anos eu apanhei feio nessa luta. Por mais que eu tentasse, raramente conseguia sustentar um comportamento por tempo suficiente, até que se torna-se hábito. O motivo?

Definitivamente, é porque eu complicava demais as coisas. Eu tentava fazer mudanças radicais em minha vida, em pouco tempo, consequentemente, eu costumava fracassar. Pronto!

Contudo, a experiência de falhar tanto me ensinou algo:

Certamente, o “segredo” para se criar bons hábitos, em todas as áreas da vida, chama-se SIMPLICIDADE. Então, a lógica é: quanto mais simples forem os hábitos escolhidos, quanto mais simples forem os processos para implementá-los, melhor.

A melhor maneira de criar bons hábitos

Você já deve saber que “a fórmula secreta” para se Viver e Envelhecer Bem é criar uma rotina de bons hábitos em seu dia a dia.

Não tem mistério, não tem blá-blá-blá. É isso: desenvolva hábitos construtivos em todas as áreas da sua vida, e consequentemente, viva bem.

Seus hábitos constroem sua velhice desde agora.

Porém, atente-se para isso: pratique a simplicidade. Se você enfeitar demais, vai desistir no meio do caminho.

Nosso cérebro é programado para resistir a grandes mudanças. Por isso, devemos enganá-lo com pequenas rotinas que ele acha simples. E assim, vamos evoluindo aos poucos, com constância.

Crie um hábito muito simples, e repita-o ATÉ QUE se torne um comportamento automático. E depois crie outro, e outro, e outro.

E lembre-se que tudo é um processo, ou seja, as coisas não acontecem no nosso tempo, nem do dia para a noite. Esqueça completamente essa ideia opressora de resultados imediatos.

Quando decidi emagrecer, por exemplo, comecei diminuindo o lanche da tarde. Só isso! Porém, aos poucos fiquei tão entusiasmada que até cheguei a fazer jejum intermitente de 36 horas (você não precisa fazer isso).

Só quero dizer que uma pequena mudança, uma pequena vitória nos encoraja a fazer outra. E a coisa evolui sem sofrimento.

Faça isso com consciência, em todas as áreas da sua vida. Faça com calma.

Quando você se assustar, sua história terá mudado de rumo. E quando olhar novamente, sua vida terá se transformado. Você estará vivendo melhor, e pavimentando o caminho para uma velhice gostosa de verdade.

Mas como saber quais hábitos são realmente bons?

Não sei quanto a você, mas às vezes eu fico perdida com a quantidade de boas dicas que existem na internet. São tantas opções de hábitos saudáveis, que me sinto cansada mesmo antes de começar.

Então, como escolher os melhores PARA NÓS?

Ao longo da história, milhares de seres humanos, de todos os lugares, deixaram registros de hábitos que os ajudaram a viver melhor.

De dicas de estética e saúde, passando por relacionamentos, finanças e espiritualidade. Se observarmos a história, teremos muito a aprender com pessoas que obtiveram êxito.

E o que todas elas têm em comum?

Simplicidade.

Elas aprenderam a criar bons hábitos, em épocas em que a tecnologia era escassa, consequentemente, quase tudo que havia era baseado na observação da natureza.

Contudo, esses seres humanos aprenderam o poder de realizar pequenas coisas, com perseverança. Mudanças muito simples, porém, poderosas em longo prazo.

Enfim, eles fizeram o basicão que sempre dá certo.

E o que isso nos ensina sobre criar bons hábitos?

Veja bem, por anos eu tentei frequentar academias, e nunca conseguia persistir por mais de quatro meses seguidos.

Eu, Cíntia, só consegui persistir em me exercitar fisicamente, quando descobri que, para mim, funciona melhor treinar em casa.

Então, você precisa SE conhecer e descobrir o que é simples para você. Precisa compreender o que lhe atende sem muita complicação.

Sabe aquelas coisas que a gente faz e nem percebe direito, tão automático se torna? E se conseguirmos criar uma rotina recheada de boas atitudes assim, executadas com naturalidade?

Pois saiba que isso é possível de acontecer.

Conheça-se, descubra alguns bons hábitos milenares, que sempre deram e sempre darão certo. E comece sua mudança, com muita calma.

Como descobrir tais hábitos?

Você pode estudá-los um a um. Ou pode também aprender alguns deles, que já foram catalogados e explicados, de forma muito eficiente e didática.

Clique aqui se quiser saber mais a esse respeito.

Você pode, por exemplo, participar de uma comunidade de pessoas que compartilham esse mesmo interesse: desenvolver uma vida saudável, viver e envelhecer bem, construindo rotinas eficazes no cotidiano.

Fazer parte de um grupo de pessoas que buscam objetivos comuns é, comprovadamente, uma ótima maneira de se manter motivado em seu propósito.

Conclusão: como realmente criar bons hábitos na vida

Seja simples nas suas escolhas, ao escolher os hábitos que desejar desenvolver.

Estude-se com cuidado e sinceridade. Fuja dos modismos e perceba, com clareza, quais são seus objetivos e quais hábitos lhe ajudarão a alcançá-los.

Comece com calma. Fuja das grandes expectativas e dos resultados rápidos. Crie uma mentalidade de longo prazo. Saiba que fazer pequenas mudanças, com constância, é muito mais produtivo que começar com estardalhaço e desistir no meio do caminho.

Então é isso: espero que você reflita sobre como criar bons hábitos. E que tome as atitudes corretas. E, sinceramente, que você tenha orgulho da vida que construir.

Se desejar colocar em prática esse aprendizado de uma forma simples, clique aqui.

No mais, desejo-lhe sucesso, saúde e serenidade.

Cintia Amorim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *