Como ter foco na vida e alcançar objetivos ousados

 

Alcançar sucesso nas diferentes áreas da vida não é tão difícil assim, nós é que temos o hábito de complicar demais as coisas. Ficamos muitas vezes sem rumo, sem saber como agir nas diferentes situações.

Acontece que as pessoas que alcançam êxito aprenderam algo valioso: aprenderam  como ter foco na vida. Elas sabem como agir. Elas conseguem encontrar uma luz no fim do túnel, e se dirigem para ela. Esta é a principal diferença entre qualquer pessoa que alcança sucesso, e a que tenta, mas fracassa.

Eu sei, e você também sabe que é fundamental ter essa clareza na vida. Ter essa direção que nos ajuda a tomar as atitudes corretas para vencer os problemas.  

Não adianta nada você ficar confuso com o excesso de informação, com mil oportunidades, dezenas de fórmulas e conselhos para seguir. São tantas opções de caminho que você fica parado numa encruzilhada.

Eu e você também sabemos que para alcançar qualquer resultado nós precisamos agir. Precisamos escolher uma direção e seguir por ela. Passividade não muda nada.

Ficar sentado, reclamando, ressentido ou qualquer coisa do gênero também não ajudará você a superar os problemas que lhe afligem, nem a alcançar os objetivos que almeja.


O poder do foco

O que de fato precisamos para ter sucesso na vida são de alguns fatores relativamente simples:

  • Saber o que queremos (clareza de objetivos)
  • Tomar alguma atitude a respeito (ação)
  • Manter o foco até conseguirmos sucesso (determinação)

Então vamos analisar brevemente esses três elementos.

Primeiro: saber o que queremos 

Talvez esta seja a parte mais simples da história. Saber o que você deseja, qual a vida ideal para você. Como gostaria de passar seus dias. Basta usar a imaginação para alcançar algumas respostas sobre isso.


Segundo: tomar alguma atitude a respeito

É simplesmente partir para a ação. Mesmo que você não tenha ideia de como começar, comece, pelo menos, fazendo uma pesquisa no Google. Faça aquela pesquisa básica do “COMO…..” e você já terá uma noção dos primeiros passos a serem dados.


Terceiro: manter o foco

Esta é, sem dúvida, a questão mais complicada de todas. Não vou negar: nesta época de excesso de informações, de excesso de distrações, se manter focado em algo é quase impossível para uma mente-não-treinada.

Somos a sociedade do instantâneo, do fast-food, do entretenimento, dos excessos. Tudo isso sobrecarrega nosso cérebro e confunde nossa capacidade de agir.


Como manter o foco

Manter o foco é, sem dúvida, uma das habilidades mais importantes desta era atual. Quem consegue dominar essa façanha, consegue colher grandes resultados na vida. E se você não desenvolver isso, ficará andando sem rumo.

O renomado cientista norte-americano Daniel Goleman chegou a afirmar que todos nós deveríamos ter apenas uma meta a cada Ano Novo: ter mais foco.

Aqui no Brasil também tem pessoas sérias que defendem essa ideia. Uma delas é o importante coach Paulo Vieira. Ele é presidente da Febracis, e trabalha com alta performance há mais de 17 anos. Ele consegue abordar esse assunto com tanta clareza, que fiquei encantada com os vídeos dele.

Mas o que significa ter foco?

Ter foco significa concentrar toda energia em algum alvo.  Peguemos, por exemplo, o Sol. Seus raios irradiam por todo Planeta, de forma difusa. Mas ainda assim consegue gerar calor e energia.

Porém, quando pegamos uma lupa, por exemplo, e concentrarmos uma parte dessa energia sobre um objeto, podemos causar um grande incêndio.

Ter foco na vida é mais ou menos isso, é concentrar nossa força e energia para resolver determinado problema, ou alcançar algum desejo.

Para mantermos o foco precisamos estabelecer metas e objetivos. Precisamos aprender a dizer não. Precisamos realmente de muita disciplina, técnica e concentração. Contudo, vamos ser sinceros, a maioria de nós não nasce com essas qualidades.

A boa notícia é que todas essas características podem ser desenvolvidas. Você pode aprender a ser uma pessoa focada e realizadora. E isso é um grande alívio.


Como ter foco na vida, então

Para ter foco na vida precisamos desenvolver algumas habilidades. E isso se consegue através de estudo, treinamento e muita prática. Sim, é preciso  investimento!

Mas para nossa alegria, a ciência já conseguiu traçar os caminhos certos para isso. 

Felizmente há pessoas sérias que  facilitam essa jornada para nós. E os coachs são, em geral, estudiosos que conseguem transmitir esses conhecimentos de forma muito didática.

Se você assistiu ao vídeo do Paulo, viu como ele fala sobre isso. Ele torna o entendimento fácil e totalmente aplicável. É realmente um guia que nos ajuda a trilhar esse caminho de desenvolvimento pessoal.

A dica que lhe dou é assistir ao vídeo do Paulo, onde ele fala sobre O Poder do Foco. No vídeo ele ensina técnicas científicas, comprovadas e garantidas para ter mais foco e alcançar sucesso em tudo em que você concentrar sua energia.

Um grande abraço,

Cintia Amorim.

imagem: unsplash.com by ondrej supitar

Author: Cintia

Cintia Amorim é escritora e empreendedora. Apaixonada pelo que faz e entusiasta em motivar pessoas.

Share This Post On

4 Comments

  1. Primeiro, o que e que voce quer? independentemente do que voce pretenda obter, alcancar ou desenvolver, de que forma voce pensa acerca do seu objetivo? Voce pensa no seu objetivo como sendo facil de alcancar ou de uma forma que seja quase impossivel de alcancar? O que proponho a seguir ira permitir-lhe ter a certeza que pensa o seu objetivo de tal forma que ira achar que o alcancara de forma facil.

    Post a Reply
    • Bacana Jeremy… já dizia Henry Ford: se você acha que pode, ou se acha que não pode… de qualquer maneira você está certo. Grande abraço.

      Post a Reply
  2. Nao se cobre tanto e nao fique irritado por nao conseguir ser uma pessoa tao disciplinada assim, e um processo de melhoria e todo processo leva tempo. Mas voce nao pode desistir da melhoria, da produtividade e de ter mais foco. Te garanto que e muito melhor controlar sua vida do que deixar ser controlado por ela ou pelas situacoes.

    Post a Reply
    • Sim, é verdade… dê tempo ao tempo… deixe os conceitos criarem raíz em você. Grande abraço.

      Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Como ser proativo e assumir o controle da própria vida! - […] de fazer algo.  E assume que você não é uma vítima da história, mas um ser humano capaz de…
  2. Como ser proativo na vida? Aprenda com este lindo poema - […] foco é a […]
  3. Tenha uma missão na vida - Cintia Amorim - […] Aquece o seu coração? […]

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *