Como se automotivar: 10 dicas que funcionam!

Talvez você esteja trabalhando em algum projeto, buscando alcançar metas e objetivos, e se perguntando como se automotivar.

E de repente você já se sentiu desanimado com algum projeto que antes queria tanto, não é mesmo?

Por que será que a energia e empolgação nunca duram até a conclusão do seu objetivo? … Merda! :-)

Se você já se sentiu frustrado por desistir no meio do caminho, mas quer aprender a superar esse problema, continue lendo este artigo até o final, porque você aprenderá técnicas simples, porém poderosas, para manter a motivação em alta.

Você descobrirá agora:

– a importância de exercitar o foco, e lidar com um desafio de cada vez;

– uma técnica que parece simples, e até se camufla de erro, mas possui uma dinamite de motivação;

como levantar a auto estima ao sentir-se uma pessoa que progride sempre;

-e a importância de construir relacionamentos sólidos e sinceros, que nos ajudam a nos manter focados e estimulados rumo ao sucesso.

Parece bom para você? Então venha comigo:

Este artigo foi inspirado em um livro do Leo Babauta, Quanto menos, melhor. E destrincharemos as 10 dicas valiosas que ele nos dá sobre como se automotivar constantemente:

vencer a depressão

1. Queira de verdade, queira muuuito, pra caramba!

Isso é, de fato, fundamental. Eu já mencionei isso neste artigo aqui, o primeiro passo para qualquer realização verdadeiramente significativa em nossa vida começa pelo que Napoleon Hill chamava de desejo ardente.

Você não pode, simplesmente, querer alguma coisa. Você precisa PRECISAR dessa coisa. Você tem de sentir que será menos humano se não consegui-la. Deu para entender?

Pode parecer exagerado, mas a intenção é causar impacto mesmo. Alimente um desejo intenso pelo seu objetivo. Este é o primeiro passo para alcançá-lo.

Acredite, ninguém progride de verdade na vida, sem um desejo que lhe obriga a agir. Quando você encontra uma razão pela qual lutar, você se sente obrigado a fazer algo a respeito.

Se você não tem nada que o motive dessa maneira, então precisa encontrar sua missão na vida.  Se você está apenas sobrevivendo, sem um sonho que consuma seus pensamentos, então precisa se encontrar, de verdade.

E se acha que é papo de auto ajuda, saiba que muita gente de sucesso leva isso a sério.

Então, de repente, se você está na merda, arrisque acreditar e buscar isso para você. Sua missão, seu objetivo.  Invista em autoconhecimento. E encontre esse fôlego que faz você precisar sair do lugar.

como vencer o pessimismo

2. Dê um passo de cada vez

Você precisa estabelecer uma meta única, e persegui-la até alcançar o que deseja. Você precisa decidir o que é mais importante, o que é prioritário, colocar todo seu foco nisso, superar essa etapa, e depois passar para outro objetivo.

Um dos nossos erros é querer resolver a vida toda de uma vez. De repente, acordamos empolgados e dizemos:

– vou emagrecer;

– arrumar outro emprego;

– fazer uma viagem pelo mundo;

– conquistar novos amigos….

Três dias depois estamos no mesmo estágio letárgico de antes.

Decida o que é mais importante agora: de repente um emprego novo vai lhe dar condições de cuidar da sua saúde, viajar e ter grana para sair com os amigos.

Então ele deve ser a prioridade número 1. Foque-se nisso. Coloque intenção nisso. E já estará meio caminho andado para resolver os outros problemas, entende?

Se quer manter-se motivado, você precisa, com urgência, descobrir como aprender a ter foco. Escolha um alvo… e elimine-o! ;-)

Veja o que Anthony Robbins ensina a esse respeito:

Muita gente não tem idéia da imensa capacidade que podemos comandar imediatamente quando focalizamos todos os nossos recursos para dominar uma área de nossas vidas. O foco concentrado é como um raio laser, capaz de cortar qualquer coisa que pareça estar detendo você. Anthony Robbins

superar a depressão

3. Divida sua meta em pequenas etapas

Comer um bolo inteiro pode parecer algo complicado de se fazer em apenas alguns minutos (e espero que seja mesmo, kkkk).

Mas se você tem a tarefa de devorar um bolo, divida-o em pequenos pedaços e coma dois por dia.

Eu sei que o exemplo é meio calórico, mas é só para lhe dar a ideia.

De repente alguma tarefa pode parecer monstruosa, quase impossível. Mas experimente dividi-la em pequenas etapas, e realize uma de cada vez. Eu tenho certeza de que se você olhar para um pedaço do bolo, ao invés do bolo inteiro, terá mais ânimo de começar… e prosseguir.

Vejamos: você precisa arrumar sua casa, que está completamente fora de ordem.

Não coloque seu foco em toda a casa. Comece pela cozinha. Melhor, comece apenas pelo armário. Depois… se foque no fogão e conclua mais essa tarefa.

Depois que organizar a cozinha, vá para o quarto. Concentre-se numa parte do guarda-roupa, depois em outra… depois na cama… e assim vai eliminando etapas.

Mas… Cintia… eu vou levar a semana inteira para arrumar a casa assim!

Dane-se!!

É melhor levar uma semana, e concluir com eficácia a tarefa, do que ficar procrastinando a vida inteira. E ficar olhando o monstro da bagunça, sem saber nem por onde começar.

Aplique esse princípio em várias áreas da sua vida. Divida suas dívidas em partes, e vá pagando aos poucos.

Organize sua vida com paciência, mas persistência… e você verá, ao final do processo, o quanto foi mais produtivo… afinal, você todo dia estava dando um passo a mais na direção do seu objetivo.

E este é o grande “segredo” para correr uma maratona. Dar um passo de cada vez. Se deseja aprender a como levantar a auto estima, e sentir-se uma pessoa realizadora. Aplique isso!

Cabuloso, né!

#sóquenão!

como se auto-motivar

4. Como se automotivar assumindo

um compromisso público

Esse passo é muito interessante. Eu estou fazendo e já vi algumas pessoas fazerem e, de verdade, é um baita motivador. Funciona assim:

Escolha dois ou três amigos de sua confiança, e divida com eles suas metas semanais. Toda semana passe um quadro para eles dos seus cinco ou seis principais objetivos daquela semana. E no sábado envie um relatório do que você conseguiu, ou não.

Você pode fazer isso com amigos  ou, se quiser radicalizar, posta no Facebook uma meta e dê relatórios semanais do quanto está desenvolvendo rumo ao seu objetivo. É claro, você precisa estabelecer um prazo final.

Uma pessoa que eu vi fazer  isso foi o Arlindo Armando, que estabeleceu a meta de perder XX quilos em XX dias e toda semana dava satisfações públicas no Facebook. A galera super interagia, e principalmente, cobrava dele.

A título de curiosidade, ele conseguiu! Mas também, com tanta gente olhando! 

Quando você faz isso, você de alguma maneira se compromete com seu sucesso, porque não quer ninguém lhe chamando de indisciplinado, preguiçoso, fracassado…

É meio arriscado, mas vale muito a pena. É realmente estimulante pensar que aqueles seus bons amigos estarão esperando seu relatório no sábado, por exemplo. Isso lhe motiva a não procrastinar.

Ah! E explica para seus amigos que eles não têm de fazer nada… apenas receber os relatórios.

o que é motivação pessoal

5. Simplesmente comece

Haverá dias em que você não terá vontade de acordar cedo. Muito menos de fazer academia, ou estudar para aquela prova. Sim, é verdade, haverá dias em que você  definitivamente acordará com preguiça. A questão é:  simplesmente comece a fazer.

Quando olhamos para uma pilha de vasilhas sobre a pia; se ficamos pensando  na água gelada, ou no programa da televisão, nunca começaremos o serviço. Mas se dermos uma rasteira na preguiça e simplesmente pegarmos o primeiro copo, daí fica difícil parar.

Simplesmente faça o que tem de ser feito. Engane a preguiça e tome uma atitude, e provavelmente você dará sequência ao seu projeto.

O segredo é: não pense muito, simplesmente vai lá e comece a fazer o que tem de ser feito. Se quiser aprender a como se automotivar, terá de pensar muitas vezes… e em alguns momentos, quando seu cérebro ou a preguiça quiserem lhe sabotar: daí desligue o botão e vá. 

Não ouça nada que tente lhe convencer a não prosseguir.

visualização

6. Não pare por dois dias seguidos

Essa dica está, de alguma forma, relacionada com a anterior. Se por algum motivo você não fez nada em relação ao seu objetivo em determinado dia… tente ao máximo dar sequência no dia seguinte.

Se você furou a dieta no churrascão de domingo, tente mantê-la na segunda. Evite, ao máximo, parar qualquer objetivo por dois dias seguidos.

Trata-se mais uma vez de como aprender a ter foco, e concentrar-se na realização de sua meta.  Se ficamos muito tempo distante dela, naturalmente permitimos que outras atividades nos distraiam, daí a motivação diminui.

Uma coisa é certa: sucesso é sinônimo de disciplina.

Se você quiser se desenvolver em qualquer área da sua vida, terá de trabalhar a autodisciplina. E é claro que isso é um processo, você não se tornará disciplinado da noite para o dia. Tenha paciência consigo… mas principalmente, persistência.

Então, discipline-se a nunca se distanciar de um objetivo, ou deixar de realizar uma tarefa importante por dois dias consecutivos.

Essa dica é matadora!

automotivação

7. Encontre amigos que compartilhem sua meta

Eu comprei um livro chamado Clube do Dinheiro, e ele fala de cinco amigas que estavam super  endividadas, e decidiram resolver o problema juntas.

Elas então criaram uma espécie de confraria. E começaram a aprender, juntas, sobre educação financeira.

Elas estudaram sobre o assunto com afinco, e começaram a aprender e ensinar umas às outras dicas de economia, moda barata e investimentos.

Sinceramente, eu achei a história ótima e totalmente inspiradora. Você encontrar pessoas que desejem o mesmo que você. E trabalhar juntos nesse objetivo.

Isso me lembra a história da torre de Babel, quando um povo inteiro se uniu para construir uma torre que chegasse até o céu. Daí Deus disse: nem eu posso impedir essa galera!

Segundo a história, foi aí que ele inventou vários idiomas, e então as pessoas tiveram de parar o projeto, pois já não havia uma comunicação eficaz entre eles.

Essa história é inspiradora, e nos mostra a força do mastermind. Napoleon Hill explica isso em seu livro A Lei do Triunfo. Quando um grupo de pessoas estão reunidas com um propósito em comum,  acontece uma conexão de energia  cerebral que leva todas a uma ação mais eficaz.

A criatividade flui melhor quando conversamos e trocamos ideias. Sempre ouvimos mensagens motivadoras. Todo mundo quer progredir, porque não queremos ser o lesado que ficou para trás, então nos esforçamos para acompanhar o grupo. É enriquecedor!

Se você não tem um grupo de amigos que comunga de desejos semelhantes aos seus, procure sites especializados, ou mesmo redes sociais. Uma boa dica é o mude.nu. Lá você encontrará grupos de pessoas que estão alinhadas em um mesmo propósito.

A título de curiosidade: as cinco amigas do livro, não só quitaram suas dívidas, como atingiram vários objetivos financeiros como: mudar de emprego ou trabalhar por conta própria, como também criar reservas financeiras. Recomendo a leitura.

exercício de visualização

8. Pense nos benefícios

Vencer não é fácil, exige compromisso. Vencer não é pra qualquer um. É para quem se compromete com uma causa, e cria foco, disciplina, e trabalha a mentalidade.

Vencer é para quem, ao invés de se focar nas dificuldades, concentra toda sua energia e esperança nos resultados que alcançará quando atingir sua meta.

Se você começa a derrapar, o carro fora de controle, a tendência é olhar para o muro que se aproxima. Mas se continuar a focalizá-lo, é exatamente lá que vai parar. Os pilotos sabem que você vai para onde olha; viaja na direção de seu foco. Se resistir ao medo, tiver fé e focalizar para onde quer ir, suas ações o levarão nessa direção (…) a resposta é que você aumenta suas chances ao focalizar o que quer. Focalizar a solução sempre redunda em seu benefício. Anthony Robbins

Não pense em quantas madrugadas terá de passar acordado tocando seu novo negócio, aprendendo sobre ele. Não pense nos prejuízos iniciais que provavelmente terá.

Coloque seu foco na vida que você deseja construir quando tudo estiver funcionando, e você tiver atravessado o fosso.

Seth Godin, em seu livro O melhor do mundo,  afirma que todas as pessoas de sucesso, alguma vez na vida tiveram de atravessar um grande fosso. E é exatamente esse fosso que separa os vencedores, dos que apenas queriam fazer algo.

O fosso são as dificuldades que lhe exigirão disciplina e aprendizado. São as horas a menos de lazer. São os fracassos temporários, as frustrações que teve de superar. As inúmeras vezes em que pensa em desistir, mandar tudo pra merda, e voltar pra sua zona de conforto.

O que lhe ajuda a atravessar o fosso é o que o Flávio Augusto, do Geração de Valor, diz ser 3 pilares para o sucesso:

– coragem para agir;

– competência para realizar o que se propôs a fazer;

– e visão: que é saber mirar em seu objetivo, e manter-se focado nele. Sonhando grande.

Uma dica matadora é criar o hábito de visualizar seus sonhos. Imagine, com  a maior riqueza de detalhes possível, você alcançando seu objetivo. Isso educa sua mente para acreditar que conseguirá: em outras palavras, desenvolve sua fé:

Ora, a fé a certeza daquilo que se espera,

e a convicção de fatos que não se veem.

Epístola aos Hebreus

mensagens motivadoras

9. Inspire-se: encha-se de mensagens motivadoras

Procure sempre se motivar com boas leituras, com um bom texto de motivação pessoal. Você deve ter reparado que eu citei alguns livros neste artigo, e não foi por acaso. São essas leituras que nos ajudam a nos manter motivados, crescendo, aprendendo.

Mas você não precisa apenas ler textos de motivação pessoal… você pode assistir a vídeos no Youtube. Existem milhares de vídeos bons, com pessoas do bem, que ensinam coisas preciosas.

Pessoas como o coach Paulo Vieira, por exemplo. Que estão sempre compartilhando ensinamentos práticos, que nos ajudam a progredir 1% a cada semana.

Aliás, se você quer descobrir, de forma prática e científica a como aprender a ter foco, eu sugiro que leia este artigo aqui, e assista ao vídeo do Paulo.

Nuno Cobra, em seu excelente livro A semente da Vitória usa um termo que acho interessante: alimentação mental.

Da mesma forma que devemos nutrir bem nosso corpo para desfrutar de boa saúde, precisamos nutrir nossa mente com bons conteúdos, para nos mantermos sempre motivados e felizes.

como se manter motivado

 10. Presenteie-se com frequência,

comemore cada pequena vitória

Para cada pequeno passo ao longo do caminho,comemore seu sucesso com uma recompensa.

Seja bondoso consigo, presenteie-se, celebre suas conquistas. Tenha o hábito de anotar suas vitórias, e comemore-as com alegria. Isso é, também, praticar a gratidão.

Comprar algo que você queira é uma ótima maneira de se automotivar. Coma seu prato preferido. Faça aquele passeio, ou aquela viagem. Enfim: permita-se!

Você merece. Você venceu. Está se superando a cada dia. \0/

Comemore isso. Presenteie-se. Celebre.

Esse é um ótimo exercício de automotivação.

 como se automotivar

Conclusão: como se automotivar

 

  1. Queira de verdade, queira muuuito, pra caramba!
  2. Dê um passo de cada vez
  3. Divida sua meta em pequenas etapas
  4. Assuma um compromisso público
  5. Simplesmente comece
  6. Não pare por dois dias seguidos
  7. Encontre amigos que compartilhem sua meta
  8. Pense nos benefícios
  9. Inspire-se: encha-se de mensagens motivadoras
  10. Presenteie-se com freqüência, comemore cada pequena vitória

Então é isso! Tenho certeza de que, se você se dispuser a aplicar esses princípios em sua vida, aprenderá como se automotivar e colherá resultados melhores a cada dia.

É tudo uma questão de foco. Coloque intenção nisso. Estabeleça como algo realmente importante para você, e certamente você estará se desenvolvendo.

Desejo terminar com uma citação do próprio Leo Babauta, algo que coroa tudo que vimos até aqui:

Precisamos descobrir alegria e diversão em nossas atividades,

caso contrário não sentiremos estímulo em realizá-las.

Encontre o prazer nas coisas que faz.

Viva com mais prazer. Descubra sua missão e alinhe sua vida aos seus propósitos mais profundos.

Agora, por favor, peço a você 3 coisas:

  1. Compartilhe este artigo para que mais pessoas tenham acesso a ele. Se fez sentido para você e lhe ajudou, deixe outras pessoas participarem disso;
  2. Deixe seu comentário abaixo para eu saber sua opinião, dúvida, crítica. Temos o compromisso de produzir um conteúdo que provoque TRANSFORMAÇÃO REAL em sua vida. E queremos saber como melhorá-la cada vez mais;
  3. Cadastre-se em nossa lista VIP e seja o primeiro a saber todas as novidades do blog.

E lembre-se: felicidade é problema seu. Resolva-se! :-)

Cintia Amorim

imagens: unsplash.com, gdfon.com, google.com

Author: Cintia

Cintia Amorim é escritora e empreendedora. Apaixonada pelo que faz e entusiasta em motivar pessoas.

Share This Post On

1 Comment

  1. Em seu momento de pico voce se conecta com o tempo em que voce se sentiu mais realizado, mais disposto, mais presente. Ha tantas pesquisas por ai que falam sobre os beneficios do exercicio – e inumeras pesquisas que mostram como ele pode melhorar.

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *