Mensagem de motivaçao: a frase que mudou minha vida

Em certos momentos uma mensagem de motivaçao pode mudar uma vida, e foi isso que aconteceu comigo quando li a seguinte mensagem de Goethe:

“Tudo que puder fazer, ou sonhar que pode, comece a fazer.

A ousadia traz em si inspiração, poder e magia”.

 

Depois que li essa frase de motivação, eu decidi que pararia de sonhar em publicar um livro e, de fato, publicaria um. Eu me foquei em ser uma autora publicada. E decidi que nada me distrairia desta meta.

Assista a este pequeno vídeo onde dou um depoimento sobre o assunto e mostro minhas primeiras publicações:

Eu acredito muito na energia das frases de encorajamento e motivação, mas elas sozinhas não têm o poder de gerar mudanças em nós. Para que isso ocorra precisamos nos focar em alguns outros elementos. E são eles:

A proatividade

Ser proativo é assumir a responsabilidade pelo seu sucesso, sem desculpas, sem culpados, sem chororô. É simplesmente dizer: eu preciso fazer e farei. Ser proativo é ser o autor da própria história.

De alguma maneira eu fui proativa quando decidi que iria encontrar um caminho para publicar meus livros (sem pagar). Eu sei o quanto isso é difícil, e quantas pessoas desistem, se lamentam, culpam as editoras.

Eu resolvi apenas persistir, aperfeiçoar meus textos participando de cursos, palestras, eventos. Eu insisti em anotar o endereço de dezenas de editoras e gastei uma boa grana nos Correios. Mas tudo isso fez-me alcançar meu objetivo.

Ser proativo é se colocar no papel do herói e não da vítima. Quando assumimos essa postura nos focamos em vencer e não em buscar desculpas. Eu escrevi uma bela poesia sobre esse tema. Clique aqui para ler.

 

Um propósito definido

Ter um propósito definido é ter na mente, de forma bem clara,  uma meta, uma missão na vidaNapoleon Hill, autor do clássico “A lei do triunfo”, escreveu:

 “uma das maiores tragédias da época presente de lutas e de loucuras financeiras é o fato de que apenas poucas pessoas se empenham nos esforços que mais lhe agradam”.

Eu decidi seguir meu sonho, desde que percebi que realmente queria muito fazer isso (assistindo a uma entrevista da Zélia Gattai). Escrever e publicar faz meu coração bater mais forte e feliz. E eu assumi isso.

É muito importante sim, saber “o que faz seu coração cantar” e ter a coragem de escutá-lo. Valorizar sua vocação é a melhor maneira de trabalhar sem perceber que se está trabalhando.

 mensagem de motivação, traçar planos

Um plano de ação

Mesmo que não saibamos exatamente como fazer alguma coisa, é preciso que tenhamos em mente alguma estratégia. Apenas partindo para a ação é que veremos se ela dará certo ou não.

No meu caso, eu ia às livrarias, anotava o endereço das editoras (de preferência as menores) e enviava meus originais. Isso me possibilitou publicar meu primeiro livro em uma editora nova no mercado. E o fato de já ter o primeiro livro, me ajudou a publicar o segundo.

A dica é: tenha uma ideia de como agir. Depois teste se funciona ou não.

Fé ou autoconfiança

É até engraçado eu falar disso, pois eram dois elementos que eu praticamente não tinha. Leia a respeito aqui. E talvez por isso eu não tenha tido um sucesso ainda maior.

Fé e autoconfiança são atributos que podem ser desenvolvidos. Não nascemos com eles, necessariamente. Um dos melhores exercícios que eu fiz, e me ajudou muito a conquistá-los foi a visualização. Se lhe falta esses elementos, eu recomendo que pratique.

Agora, sinceramente, não espere ter fé e autoconfiança  gigantescas para agir. Se não der, vai sem eles mesmo. Lembre-se que “o universo conspira a nosso favor”. É claro que será muuuuito mais difícil. Mas o difícil é melhor do que nada.

persistência

A persistência

Creio que nem é preciso falar muito a esse respeito. Tente, tente, tente até alguma coisa acontecer. Talvez a característica mais importante das pessoas de sucesso seja a persistência.

Todo mundo erra. Todo mundo leva prejuízo. Todo mundo aguenta zombaria, desconfiança e palavras de desestímulo. Mas como já disse um grande bilionário brasileiro:

“Vencedor é aquele que não desiste”. Bispo Macedo

 Não sou muito fã dele, mas gostei dessa frase. Aliás, eu amo frases com mensagem de motivação.

Mas voltando ao assunto: não desista do que vale a pena. Só o tempo lhe ajudará a entender a diferença entre persistência e teimosia.

Ser persistente é ser maleável, ensinável. Estar disposto a aprender com os erros e tentar o mesmo resultado, mas de maneiras diferentes (experimentando o que dá certo ou não).

Estupidez é fazer sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes. Albert Einsten

Ser teimoso é se recusar a aprender. É ficar insistindo nos erros, mesmo vendo que determinada atitude não funciona. É não estar aberto a conselhos, sugestões e novas possibilidades.

Nesse sentido, não seja teimoso, seja persistente!

 

Vibrar com as pequenas conquistas

Este é também um ponto muito importante: gratidão. Vibrar com as pequenas vitórias, mesmo que sejam mínimas.

Eu me lembro perfeitamente como comemorei meu primeiro contrato editorial. Como comemorei cada oportunidade de conversar com um editor, mesmo que a conversa não rendesse frutos. Cada vitória é um passo a mais rumo a seu objetivo.

Ainda que você tenha uma maratona pela frente, só cruzará a linha de chegada se der milhares de pequenos passos. É assim mesmo!

Gosto muito de um poema do “Boca do Inferno”, conhecido também como  Gregório de Matos. Nele o poeta baiano dá a entender que o todo é feito de partes, e são as partes que constroem o todo. Eis um trechinho:

O todo sem a parte não é todo;
A parte sem o todo não é parte;
Mas se a parte o faz todo sendo parte,
Não se diga que é parte, sendo todo.

Se você está em uma guerra, vibre e comemore cada batalha. Mas não se acomode com elas. Siga em frente focado em seu objetivo final.

como ser proativo, proativo, ser pro ativo, proatividade, autoconhecimento, desenvolvimento pessoal

Conclusão

Existem muitas frases ótimas, que nos inspiram e enchem de motivação. Mas ficar apenas lendo, sem tomar qualquer atitude não irá mudar em nada a sua vida. Precisamos nos motivar para agir, pois é a ação que transformará nossa história.

Talvez em outro artigo eu fale mais sobre a definição da neurociência para o aprendizado: aprender significa mudar de comportamento. Sair de um ponto A e partir para um ponto B.

Espero que você procure se motivar sempre, com belas frases e pensamentos. E que isso o leve à ação.

************************

Se você gostou deste artigo e acha que pode ser útil para mais alguém, por favor, compartilhe. Adoraria também conhecer você melhor, saber se você também tem alguma frase de motivação preferida. Diz para gente na área de comentários abaixo.

um grande abraço,

Cintia Amorim.

imagens: unsplash.com by sergei zolkin

gdefon.com

Gostou deste conteúdo? Então fique informado sobre novos artigos!

Coloque seu email abaixo para assinar o blog, receber conteúdo relevante e brindes!

Fique tranquilo! Seus dados nunca serão compartilhados!

Author: Cintia

Cintia Amorim é escritora e empreendedora. Apaixonada pelo que faz e entusiasta em motivar pessoas.

Share This Post On

2 Comments

  1. Hey esto es un gran poste. Puedo utilizar una porcin en ella en mi sitio? Por supuesto ligara a su sitio as que la gente podra leer el artculo completo si ella quiso a. Agradece cualquier manera. kdebcekdgdcgefdd

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>