Cansado(a)!? Uma maneira fácil de recarregar as energias!

Existe um exercício fácil e gratuito que você pode fazer todos os dias para manter sua motivação e recobrar as energias. Um exercício cientificamente comprovado, que lhe trará resultados incríveis.

Trata-se da visualização dos seus sonhos e objetivos.

Tenho tido a oportunidade de observar como em vários livros tem sido abordado o tema da importância de treinarmos nosso cérebro para o sucesso. Este é, sem dúvida, um assunto recorrente.

Assista ao vídeo abaixo para ter uma boa introdução ao assunto:

Segundo diversos autores, visualizar os nossos objetivos como se já fossem fatos consumados, é uma maneira de colocarmos nossa imaginação  para trabalhar a nosso favor. E, segundo o próprio Albert Einsten:

A imaginação é mais importante que a inteligência.

Sim,é a imaginação abriga em si um grande poder criativo, e quando a usamos com o objetivo de conquistar nossos sonhos, estamos contribuindo para que nosso subconsciente encontre as soluções adequadas para que alcancemos nossos desejos.

visualizar os sonhos

Por que visualizar os sonhos

Como já dito, a prática de visualizar os desejos  nos traz motivação, renova nossa esperança, recarrega as energias e nos ajuda a manter o foco. Isso porque você acostuma seu cérebro a encarar aquela situação como se já fosse real.

Segundo Napoleon Hill, esta é também a melhor maneira de desenvolver uma fé inabalável.

Ora a fé é a certeza daquilo que se espera e a convicção de fatos que não se veem. Carta aos Hebreus

Se você está em busca de algum objetivo, comece a conquistá-lo dentro da sua cabeça. Isso aumentará sua autoconfiança para tomar as atitudes necessárias para que seu sonho se realize.

Quando você faz isso com persistência, de preferência à noite, na hora de se deitar e pela manhã, você começa a ter como real aquele desejo. E tendo como real, o medo da ação diminui drasticamente, pois você já estará criando uma certa “zona de conforto”, onde se sentirá seguro e familiarizado.

Primeiro pensamos, em seguida agimos, e depois temos.

a importância de visualizar os sonhos

Papo furado de auto-ajuda?

Lendo dezenas de livros, assistindo a palestras e ouvindo depoimentos de pessoas bem-sucedidas, cheguei à conclusão da importância da visualização dos sonhos. São dezenas de pessoas de sucesso dando praticamente a mesma receita.

Stephen Covey, autor do excelente Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, chama isso de Primeira e Segunda Criação.

A primeira criação dá-se no campo das ideias. Como se faz isso? Criando uma tela mental, com o máximo de clareza possível, onde tudo que você almeja, já tenha sido conquistado. Você irá, literalmente, brincar de sonhar acordado.

Por exemplo, se você deseja uma casa nova, comece a imaginar-se nela, andando pela sala. Observe as mobílias, a disposição dos cômodos, o quintal. Imagine as crianças correndo pela garagem. Imagine-se conversando com os vizinhos ou se balançando na rede a noite. Realmente crie uma história em seu cérebro.

Se o seu desejo é um carro, faça o mesmo: imagine-se dirigindo aquele carro, a sensação de conforto, o prazer da vitória, a admiração dos amigos. Comece a visualizar você no posto de gasolina ou no lava-jato, ouvindo uma boa música no potente sistema de som…

Segundo o doutor Joseph Murphy, agindo dessa maneira, ativamos nosso subconsciente, que trabalha de forma incessante. O nosso subconsciente tende a “interpretar” como desejo aquilo em que o nosso pensamento se foca, e busca soluções para concretizá-lo.

visualização

Nosso subconsciente alimenta nossos sentimentos, que geram nossas atitudes

A prática da visualização criativa é um exercício. É um treinamento que exige tempo, dedicação e muita prática. Até você conseguir sentir a sensação gostosa de já ter alcançado o seu objetivo.

Segundo Rhonda Byrne, autora de O poder, sentir-se bem a maior parte do tempo é uma das principais receitas de sucesso. T. Harv Eker, autor de Os segredos da mente milionária, também valida essa afirmação.

Ele inclusive apresenta uma fórmula bem interessante sobre como nos manter entusiasmados: os pensamentos geram sentimentos,  os sentimentos geram ações e as ações geram resultados.

Quer dizer, se você investir tempo em alimentar pensamentos construtivos, gerará emoções positivas. Essas emoções alegres lhe ajudarão a se manter  focado e motivado. Logo, essas emoções lhe guiarão a tomar atitudes de igual teor.

Pensamento + sentimento + ação = resultados

E é disso que se trata a segunda criação, que é a materialização do seu sonho. As atitudes que tomará para realizá-los.

É óbvio que isso não é um passe de mágica, que seu carro vai cair do céu e estacionar sozinho na sua garagem. Você terá de trabalhar para conquistá-lo, traçar planos, metas, conseguir o dinheiro e tudo mais que envolve a aquisição de um veículo.

O que acontece na segunda criação é que você já está tão acostumado a sentir o que deseja que, ao tomar as atitudes, seu cérebro já terá traçado, inconscientemente, o mapa para o tesouro.

Além do mais, uma vez construída a sensação de que você é capaz de alcançar determinada meta, você vence as barreiras do medo e da procrastinação.

É como se o caminho já estivesse definido, e agora é preciso andar por ele, de forma positiva, feliz e confiante.

visualizar os sonhos

Comece agora

Se você está lendo até aqui, provavelmente está interessado neste assunto. E confesso que eu também comecei a prestar mais atenção a isso depois que vi a mesma recomendação por dezenas de pessoas de sucesso, das mais distintas áreas de atuação.

Portanto, quero convidar-lhe a fazer essa ginástica mental com toda disciplina que os exercícios requerem.

Busque um lugar tranquilo, em um horário melhor para você. Tenha claro seus objetivos em mente, é fundamental saber o que você realmente quer. E dedique alguns minutos de seu dia para sonhar acordado. A imaginar como real a situação que você deseja.

Faça isso com persistência durante semanas ou até meses. Seja o mais detalhista possível. Pinte em sua mente a cena exata de tudo que você quer.

Você observará algumas coisas interessantes. Oportunidades começarão a chegar com mais frequência e você saberá reconhecê-las, pois  estão alinhadas ao seu propósito.

Você se sentirá com mais energia e disposição para enfrentar as situações que forem necessárias para alcançar seus objetivos.

Pode confiar que a prática da visualização de seus objetivos diminuirá seu cansaço, renovando-lhe diariamente a esperança e a motivação.

Faça, então, o que precisa ser feito.

**************************

Se você gostou deste artigo e acredita que ele pode ser útil a mais alguém, peço-lhe, por favor, que seja solidário e compartilhe-o. Para isso basta clicar nos ícones das redes sociais abaixo.

Gostaria muito também de ouvir seu comentário, suas dúvidas, críticas e sugestões. Isso me ajuda a construir um conteúdo cada vez mais relevante para você.

No mais, um grande abraço,

Cintia Amorim

imagem principal: unsplash.com by chris sardegna

unsplash.com by andrew spencer.

unsplash.com by anthony delanoix

Author: Cintia

Cintia Amorim é escritora e empreendedora. Apaixonada pelo que faz e entusiasta em motivar pessoas.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *